sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Análise Semiótica Mamonas?!?!?!

Artista: Mamonas Assassinas Música: Cabeça de Bagre II
por: Luis Eduardo Bortotti


Vários dias dessa semana tenho tido insônia, apesar que durmo de tarde, hahaha... E em uma dessas madrugadas em claro estava ouvindo o cd do Mamonas Assassinas, foi quando comecei a prestar atenção em suas letras, e sim, elas fazem um sentido... aqui vai uma análise de uma delas...

Loucura, insensatez, estado inevitável
Embalagem de iogurte inviolável
Fome, miséria, incompreensão,
O Brasil é Treta Campeão

Remete a um tipo de política muito usado no Brasil, o qual consiste em maquiar os problemas do país. Os cidadões conseguem ver esses problemas, mas após uma consagração nacional, que eleva o seu nome no exterior, se esquecem e voltam a se orgulhar de serem brasileiros (não deveriam sentir isso o ano todo?). Um fato muitofamoso disso foi durante a conquista do Tri em 1970 que serviu de propaganda para o governo de Médici e seu slogan "Ninguém segura esse país", escondendo a verdadeira política daquele governo.
A grafia errada em "Treta" pode ser entendida como que mesmo durante a conquista, os problemas ainda existem.


Quando eu repeti a 5ª série E,
Tirava E, D, de vez em quando um C
Mais de dez minutos se passaram-se Cê, cê, cê, cererê cê cê

Muito comum no Brasil, o fato de escolas serem compostas apenas por alunos medianos, que apenas se satisfazem em tirar a nota de corte, e muitas vezes essas são exibidas com orgulho, por isso a repetição da nota 'C' no final do refrão. Os 10 minutos citados fazem referência ao tempo e a pressa de terminar uma prova e selivrar logo daquela pressão.

A polícia é a justiça de um mundo cão
Mês de agosto sempre tem vacinação
Na política o futuro de um país
Cala a boca e tira o dedo do nariz

Os 2 primeiros versos são referência direta ao modo da polícia tratar os delinquentes, em cadeias, comida e banheiro regularizados, porém acho que fazmaior referência ao modo como ela é tratada em si. Um mero cão de guarda, domesticado e a serviço de poderosos, obrigando-os a seguir uma linha, vide a obrigação da vacinação.
Já os 2 últimos versos são ligados aos 2 iniciais, já que citam a política nacional e sua força, na qual ela manda 'calar a boca', uma evidente censura após apresentarmos uma dura crítica contra uma entidade do governo, no caso a polícia.

"SOLO - Passo do Elefantinho" Mais de dez mil anos se passaram-se

A execução desse trecho, acompanho do verso "10 mil anos..." é referente a velocidade da evolução nacional em todos os setores.

"SOLO - Pica-Pau"

Coroando o verso "10 mil anos..." é executado o tema de abertura do desenho americano Pica-Pau. A risada dessa personagem é visível, a qual representa os EUA dando risada do nosso atraso econômico (vide as cores do Pica-Pau: azul, vermelho e branco).
O refrão ainda é executado mais uma vez, finalizando com a repetição da letra "C", demonstrando que temos orgulho e ter essa nota geral para o país. Curiosamente o Brasil é um país de 3º Mundo, sendo assim, um país 'Classe C', se acompanharmos a ordem das letras do alfabeto.

Fica aí a homenagem a essa grande banda e espero não ter viajado muito... hehehe. Fui!

2 comentários:

  1. sucesso aahuaha
    com tantos pages views e comentarios
    soh podia da nisso!!!
    zuera mlk, ta bem loko seu blog
    ta melhorando pacas....
    to vendo q vc da pra um bom bloguero!!!
    uauah, flw aew abraçao!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, me ajudou muito em um trabalho de Linguística Textual. Obrigada.

    ResponderExcluir