sexta-feira, 11 de junho de 2010

Copa - África do Sul 1 x 1 México



A Copa do Mundo invadiu meu blog. hahaha. durante esses 30 dias de jogos, vou tentar comentar cada partida que eu ver... e espero que sejam muitas ;D
Bom, vamos começar então. Acabei de assistir a partida de abertura da Copa. O duelo entre os anfitriões africanos, contra os já sempre presentes mexicanos.

o jogo
Logo de início foi possível ver a diferença de técnica e experiência entre as duas equipes. Mexicanos atacavam de todas as formas, mas era pelas laterais (principalmente pela direita) que levavam mais perigo. Giovani dos Santos(17) jogou muito na primeira etapa, e é um dos cotados para ganhar o prêmio de revelação (menores de 21 anos). Mesmo assim, o México pecava nas finalizações, principalmente pela má pontaria de Guille Franco(9), um atacante que tem posicionamento, mas que não estava em um dia feliz.
A África do Sul poucas vezes chegou ao gol adversário, mantendo assim o placar igualitário para a segunda etapa.
Com uma postura diferenciada, graças a entrada de Masiela(3) no lugar de um confuso Thwala(15), a equipe africana se mostrou mais calma, deixando de lado a euforia da estreia e logo começou a dominar os passes no meio-campo e com isso a partida. O gol foi uma breve questão de tempo, quando em um contra-ataque digno de 100 metros raso, Tshbalala(8) recebeu a bola, deixando 2 zagueiros latinos para trás, estufando as redes do goleiro Pérez. Um golaço!
A partir daí a África do Sul, conformada com o resultado, se apagou de novo. Mesmo assim, o México só voltou a ter interesse no jogo após os 20 minutos. As entradas do eterno Blanco(10) no lugar do apagado Vela(11), e principalmente de Guardado(18) no lugar do bom lateral Aguilar(12), logo pareceram surtir efeito. O México mostrava querer voltar para o jogo. Também saiu Guille Franco(9) dando lugar a Hernández(14).
O tempo corria e o México tinha o controle da bola, mas pouco criava. Até uma jogada individual de Dos Santos(17), que se resumiu numa grande defesa de Khune(16).
A partida já ia para seus 15 minutos finais, quando em um cruzamento, somando a uma grande bobeada da zaga africana, o astro catalão Rafa Márquez(4) dominou e bombardeou o gol anfitrião.
Após isso, o jogo se resumiu em uma enorme correria. Até que no penúltimo minuto, o atacante Mphela(9) tirou do goleiro mexicano, e a bola levemente tocou na trave. Um alívio para o lado mexicano da torcida.

visão de um Salsicha
Considerei o resultado injusto. A África do Sul tem muito o que aprender, principalmente seu setor defensivo. Já o México, entra como favorito, cria, domina, mas sempre falta um matador. Bons eram os tempos de Luiz Hernández.

pontos Kilimanjaros

México: O jovem Giovani dos Santos se mostrou um excelente jogador, e tem tudo para estourar nessa copa. Outro que mesmo que criticado pela sua idade foi a lenda Cauthémoc Blanco. Mesmo com 37 anos de idade e fora de forma, ele ainda sabe o que fazer com a bola. Tem uma incrível visão de jogo e passes perfeitos. Se fosse mais novo, ia ser essencial para essa equipe mexicana.

África do Sul: a força e vontade dos sul-africanos vão ser fundamentais para uma boa campanha nessa copa. Mesmo com pouca técnica a equipe tem a garra, que em muitas vezes é capaz de vencer jogos, e porque não torneios?

Nenhum comentário:

Postar um comentário